Vira e mexe a gente recebe umas pautas mas essa achamos super legal compartilhar com vcs! É um texto da Heloísa Capelas que é especialista em desenvolvimento do potencial humano e Coach em inteligência emocional e diretora do Centro Hofmann.
Não reclamar é uma escolha poderosa
O tempo que temos nesta vida é a única moeda que possui valor. Diversas vezes jogamos isso fora, desperdiçamos minutos ou até o dia inteiro com uma única reclamação. Um desgaste mental com algo que não concordamos ou não aceitamos e com o qual ficamos presos. Você já parou para observar isso?
É impressionante a nossa capacidade de se queixar. De outro lado, um mapeamento feito com líderes de sucesso descobriu que estas pessoas não têm o hábito de se queixar. Não usam o tempo delas apenas se lastimando, se algo acontece, focam na saída e na resolução.
Muitos de nós se fixam no drama e entram na vitimização. E, assim começamos a contar e recontar o caso, porque isso nos dá fôlego para mostrarmos que estamos certos e o outro errado. Um círculo desnecessário e desgastante.
Não reclame e respire. Mesmo porque, não é só seu tempo que você gasta nesta lamúria, você desgasta áreas neurais importantes do cérebro, que poderiam ser empregadas para outras coisas, como positividade, soluções e a busca pelo sucesso.
Heloísa Capelas, coach de desenvolvimento humano e inteligência emocional e diretora do Centro Hofmann nos conta que, funcionamos como o nosso relato, na medida em que vamos contando uma história, acabamos acreditando nela. "Se a pessoa tem o hábito de se lastimar muito, acaba crendo que é vítima, que existe injustiça, que é fraco e a única defesa que encontra está em se queixar", completa Heloísa.
Problemas existem, porém, o mais importante é o que você vai fazer com eles. Como vai agir? Solucionar? Resolver? Mudar? Uma dica é respirar fundo, não reclamar. Durante a respiração, nosso cérebro recebe informações que ajudam a nos conduzir à mudança emocional, a maior calma, além de aumentar também nossa percepção para encontrar soluções diante dos problemas.
Experimente mudar isso no dia-a-dia, trocar um lamento pela respiração. Quem sabe com esse exercício validamos o nosso sucesso?
A questão não é só perdermos o nosso tempo, mas o fato de direcionarmos os nossos neurônios para coisas inúteis, ao invés de os colocarmos para trabalhar positivamente. Se acreditamos no que contamos, mais vale contarmos histórias de sucesso e caminharmos por elas. O que escolhe para você?
Achei esse texto muito útil e uma nova forma de ver a vida! Bora parar de reclamar? Bora focar nas coisas boas da vida? Bora compartilhar, por que coisas boas a gente divide!!!
Um bjo!
Fran e Paulo
0 comentários:
Postar um comentário